quarta-feira, 11 de julho de 2012


Sobre
Projeto Fotografia Cidadã - Porto Seguro, Bahia
Descrição
Agosto é o mês internacional da Fotografia, e para comemorar essa expressiva data, será realizado em Porto Seguro, Bahia, o "Projeto Fotografia Cidadã", que promoverá diversas ações fotográficas na cidade, a começar pela oficina gratuita de Fotografia Documental.


Os alunos da oficina percorrerão as ruas dos bairros Areião e Campinho e visitarão as famílias, de porta em porta, dando a opção do morador ter a sua foto tirada na própria casa. Cada pessoa 'clicada' terá direito a uma cópia da fotografia ampliada e emoldurada, promovendo um diálogo interativo entre a prática fotográfica e o exercício da cidadania, contemplando o encontro entre o Fotógrafo e o fotografado, oportunizando uma aproximação cultural e preenchendo o álbum da família.



Segundo Cláudia Alves, Fotógrafa idealizadora do Projeto: " A Fotografia, na sua essência, é o registro do tempo e do desenrolar da história da vida. Ela é o instrumento concreto de visualização do momento, a prova registrada do crescimento das crianças, da união da família e dos amigos, das razões e consequências dos caminhos que traçamos e do que nos tornamos. Ela retrata o contexto dessa vida. Está intimamente ligada a autoestima e ao estímulo feliz da esperança e da saudade. A maioria das pessoas adora ser fotografada, chegou a vez de retribuir esse carinho pela fotografia."



Todas as imagens produzidas e os depoimentos dos moradores da comunidade farão parte de uma Mostra Fotográfica Projetada no Centro de Cultura de Porto Seguro no dia 01 de setembro de 2012, às 19h30. Neste evento de encerramento do Projeto, haverá apresentação musical, sarau fotográfico e um estúdio fotográfico montado para retratar e distribuir kits de fotografias 3x4cm para documentação às famílias da comunidade.



O Projeto Fotografia Cidadã é apoiado através da 1ª Chamada do edital Calendário das Artes 2012, da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada a Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA).



Contatos: fotografiacidada2012@gmail.com

Tel: +55 73 9985-0999/8119-2863
_________________________________________________________________



Anuário Viva Música 2012

Pela primeira vez o Projeto Ambiente Musical, gerido pelo IASA, é incluido no mais respeitado anuário de mídia na área musical, o Anuário Viva Música, editado desde 1998, pela jornalista Heloisa Fischer.
Em mais de 100 páginas, são analisados aspectos de gestão, relacionamento com professores, monitores e alunos; a atividade dos grupos artísticos de projetos; relacionamentos com governos, patrocinadores e instituições parceiras.
Nosso projeto está na página 111, em “Cidadania sinfônica” juntamente com outros 91 projetos sociais em atividade em 20 estados brasileiros. Foram compilados dados como cursos oferecidos, número de professores e alunos, grupos artísticos e patrocinadores, entre outros. Os verbetes de cada projeto trazem as pessoas responsáveis e seus contatos de email e telefone.





Aulas de Dança de Salão /LambaZouk, Bachata, Salsa, Samba & Forró!! Porto Seguro BAHIA. - Venha Dançar com a gente!!! Novas turmas...Todas as Terças e Quintas das 18:30 as 21:30h, são 4 ritmos pra vc aprender e aprimorar!! Centro de Cultura De Porto Seguro 

E o maior baile de #Lambazouk todos os domingos acontece na praça do relógio, em frente o Shopping avenida, entrada Franca, vc não pode perder!!! DJ Levi Zouker.
____________________________________________________

__________Espaço literário do blog_________


A IDIOTICE DOS FOGUETÓRIOS NAS CAMPANHAS 
POLÍTICAS


Caríssimos amigos, sei que vou encontrar alguém que concorde com a minha revolta em relação ao uso dos foguetórios nas convenções e campanhas eleitorais. Pelo que percebo, talvez sejam poucas, o povo fica excitadíssimo com a zoada que fazem os candidatos e seus partidos numa verdadeira histeria coletiva, contudo, não posso deixar aqui em algumas palavras, todo meu repúdio por essa prática idiota, absurda e totalmente sem sentido. Explico.
Primeiramente pelo simples fato de se estar queimando dinheiro enquanto poderiam destinar essa quantia para outros fins bem mais interessante, como por exemplo transformar isso em alimentos e doá-los à instituições carentes. Não pensem que é pouco em termos de valores porque não é. O desperdício de verbas para esse fim é perdulário, inaceitável, e um contra-senso diante da situação econômica geral. Somem todas as campanhas e convenções e verão que estou certo.
Segundo porque considero um desrespeito à tranquilidade daqueles que não estão dispostos a ouvir tamanha poluição sonora, lembrando que nos tempos de hoje faz-se campanha por ações e atitudes ecológicamente corretas, que implica necessáriamente no combate a essa desmedida barulheira. As polícias ambientais já estão fiscalizando e punindo, através de aparelhos que medem os decibéis  permitidos dos possiveis poluidores sonoros. Então nossos partidos e candidatos já iniciam suas campanhas cometendo, não direi crime para não parecer que estou sendo radical, mas no mínimo infrações ambientais o que acaba sendo um paradoxo nos tempos atuais onde se prega tanto ecologia e sustentabilidade.
Terceiro porque é perigoso, é um artefato feito a base de pólvora cujo o único objetivo é provocar barulho, (ensurdecedor as vezes), colocando em risco quem solta o dito foguete e as pessoas que estão  à sua volta, como senhoras, idosos e principalmente crianças nestas festas políticas. Particularmente não entendo qual a graça ou prazer em ouvir estrondos que só servem mesmo para ferirem nossos ouvidos. Percebam que até os animais, pelo menos os domésticos como cães e gatos, têm verdadeiro pavor desses foguetórios por afetarem dolorosamente seus sentidos auditivo.
Para encerrar o assunto, gostaria que os que fazem uso dessas drogas sonoras, me apresentassem um e somente um argumento que justificasse a continuidade dessa prática horrorosa, descabida e idiota. Sinceramente não acredito que consigam mas ainda assim lhes dou o direito de tentar. Dizer que é cultural não vale porque para mim fazer barulho nunca foi cultura, além do mais existem tantas outras coisas na cultura que deveriam ser lembradas e são esquecida porque então não esquecermos de vez e para sempre essa prática que intitulei “A idiotice dos foguetórios nas campanhas políticas”? Fica aí minha contribuição para um projeto de extinção ou proibição dessa prática inútil e perigosa que são os foguetes que só fazem barulho.
Ray Rangel       

Nenhum comentário:

Postar um comentário