terça-feira, 9 de outubro de 2012

Confraria edição outubro/2012 / Temporada Verão Cênico / 2º Quem Dança Ama / Oficina de Iluminação para Dança / Programa de Qualificação em Artes / Curso de Gestor Cultural / 25 anos Capoeira Sul da Bahia



CONFRARIA DOS ARTISTAS DO BRASIL
neste domingo dia 14/10/2012
Barraca Tô Na Bôa - Praia do Arakakaí
Santa Cruz Cabrália - Bahia - Brasil


TEMPORADA VERÃO CÊNICO


Inscrições para 2ª edição da Temporada Verão Cênico seguem até 17 de outubro
A ação busca estimular a difusão, a diversidade, a acessibilidade e a atuação em rede do teatro baiano durante a estação mais quente do ano
 É chegada a reta final do período de inscrições da Chamada Pública da 2ª edição da Temporada Verão Cênico, que recebe propostas até o próximo dia 17 de outubro – e para aqueles que forem fazer inscrição via Correios, a postagem deve ser feita até o dia 15. Promovido pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), o projeto vai selecionar espetáculos de teatro, em diversos formatos e com temática livre, para compor a programação a ser realizada durante o mês de janeiro de 2013. A Temporada Verão Cênicoconta com o apoio da Diretoria de Espaços Culturais (DEC) e o Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) da SecultBA, e objetiva estimular a difusão, a diversidade, a acessibilidade e a atuação em rede do teatro baiano. O formulário para participação está disponível no site da FUNCEB:www.funceb.ba.gov.br
 A Temporada Verão Cênico foi lançada, como projeto piloto, em 2011, resultado do diálogo entre espaços culturais públicos e privados, artistas e governo, visando a criar uma dinâmica de integração entre os agentes e instituições envolvidas para fortalecer e dar visibilidade ao teatro na Bahia durante o verão. Nessa primeira edição, promoveu um total de 180 apresentações teatrais em Salvador e em cinco cidades do interior baiano. A programação levou aos teatros da Bahia mais de 9 mil espectadores, numa ação que envolveu cerca de 130 artistas em 34 espetáculos de palco, além de 34 grupos de teatro amador e 10 grupos de teatro de rua, que fizeram encenações em espaços públicos, somando ainda mais números à quantidade de público alcançado.
Para o verão 2013, a programação se concentra no mês de janeiro, e se ampliará, tanto em Salvador como no interior do estado, levando espetáculos para todos os macroterritórios baianos. Artistas e grupos teatrais vão apresentar ao público uma mostra da produção teatral da Bahia, em 16 espaços culturais em todo o estado, cinco a mais que na edição anterior do projeto. Em Salvador, participarão: Sala do Coro do Teatro Castro Alves; Cine-Teatro Solar Boa Vista; Centro Cultural Alagados; Centro Cultural Plataforma; palco da Praça Quincas Berro d’Água (Pelourinho); Teatro Gamboa Nova; Teatro Jorge Amado; e Teatro Módulo. Já no interior, os espaços são: Centro de Cultura Amélio Amorim (Feira de Santana); Centro de Cultura Olívia Barradas (Valença); Centro de Cultura Adonias Filho (Itabuna); Centro de Cultura de Porto Seguro; Centro de Cultura de Alagoinhas; Centro de Cultura João Gilberto (Juazeiro); Centro de Cultura ACM (Jequié); e Centro de Cultura Camilo de Jesus Lima (Vitória da Conquista). Além destas, as cidades de Barreiras, Euclides da Cunha, Irecê, Mutuípe e Teixeira de Freitas receberão espetáculos de teatro de rua.
 A grade da programação será montada em três mostras, a partir de três categorias de inscrição: Temporada em Movimento – serão escolhidos até 16 espetáculos, com quatro apresentações de cada um, que circularão entre os espaços integrantes do projeto, experimentando diferentes palcos e plateias, às quartas-feiras de janeiro de 2013 e às segundas-feiras na Praça Quincas Berro d’Água, no Pelourinho; Mostra Cenas Curtas – até 16 espetáculos de cenas curtas serão selecionadas para apresentações nos foyers, pátios etc. dos teatros, também nas quartas-feiras de janeiro, antes dos espetáculos da Temporada em Movimento; e a Mostra Teatro de Rua, com apresentações todas às terças-feiras de janeiro de 2013.
Como participar – Podem se inscrever pessoas físicas ou pessoas jurídicas do campo artístico-cultural. A participação é aberta a representantes de espetáculos de teatro de todo o estado da Bahia, sejam estreias ou produções que já tenham estado em cartaz, em diversos formatos e com temática livre. As inscrições seguem até 17 de outubro, se feitas presencialmente, ou 15 de outubro, se via Correios.
A inscrição via postal deve ser feita unicamente através do serviço Sedex com Aviso de Recebimento (AR), devendo a proposta ser postada até o dia 15 de outubro, em envelope lacrado, para CAIXA POSTAL 2485, CEP 40.020-970, Salvador – Bahia, indicando o título da proposta, categoria, nome do proponente, além do título Projeto Temporada Verão Cênico. Já as inscrições presenciais serão realizadas de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h, na sede da FUNCEB, situada na Rua Guedes de Brito, nº 14, Pelourinho, Salvador – Bahia (acesso pela Rua Saldanha da Gama), mediante a entrega de envelope lacrado.
O resultado da Chamada Pública será divulgado no Diário Oficial do Estado e no site da FUNCEB, em até vinte dias após o encerramento das inscrições.
Sobre o projeto Temporada Verão Cênico – Produzido para o calendário do verão, somando-se às opções das artes cênicas já realizadas no período, o projeto busca consolidar o mote de que “de segunda a segunda, tem Teatro na Bahia”, fortalecendo as atividades deste cenário e dando visibilidade ao teatro baiano, em toda a sua diversidade, como uma opção de cultura durante a estação. Outro objetivo do projeto é fomentar a relação entre artistas e espaços culturais, atendendo ao interesse de estruturar uma rede produtiva sólida, em que as casas de espetáculos reforcem seus perfis diversificados e atuem também como programadores culturais. Assim, a FUNCEB consolidou parceria com os espaços culturais do estado, tanto públicos quanto privados.
 No intuito de continuamente aprimorar os seus projetos, a FUNCEB promoveu, em março deste ano, um encontro que reuniu, além da equipe da FUNCEB, gestores dos teatros, produtores, artistas e grupos envolvidos para avaliar e discutir a edição piloto da Temporada Verão Cênico e seus desdobramentos. A segunda edição do projeto busca integrar diversas sugestões colhidas neste importante diálogo com a sociedade e propõe a continuidade da ação, agora ampliada em seu alcance territorial e fortalecida no seu investimento em contratação dos espetáculos e estrutura de produção e logística.
Chamada Pública – Temporada Verão Cênico
Inscrições via Correios: até 15 de outubro de 2012
Inscrições presenciais, na sede da FUNCEB: até 17 de outubro de 2012
Quanto: Grátis
Mais informações:
Telefone: 71 3324-8522/ 3324-8525

Paula Berbert
Assessora de Comunicação
Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB)
71 3324-8565 | 71 9127-7803

FUNCEB na rede: 
www.funceb.ba.gov.br | @funceb | facebook.com/fundacaoculturalbahia
Agenda Cultural Bahia na rede: 
www.agendacultural.ba.gov.br | @agendacultbahia | facebook.com/AgendaCulturalBahia

Raquel Galvão
Coordenação de Macroterritório
Secretaria de Cultura do Estado da Bahia - Superintendência de Cultura
Centro de Cultura Adonias Filho - Itabuna-BA
(73) 9126-4258 / (73) 3211-6429
raquel.galvao@cultura.ba.gov.br


_________________________________________

2º Quem Dança Ama
Cia de Dança Shey Belly Dance
Dia 27 de novembro 2012
As 19:30 horas no Centro de Cultura de Porto Seguro








PROGRAMA DE QUALFICAÇÃO
EM ARTES
inscrições: 01 a 11/10/2012
Aulas: 19/10 a 11/11/2012


_______________________________________________________________________


CURSO DE GESTOR CULTURAL
1-O curso que a UESC ofertará em Porto Seguro se intitula: Curso de Agentes e Gestores Culturais, em parceria com o Ministério da Educação (MEC/SESU);
2-Período: de 15 a 20 de outubro (terça a sábado);
3-Local: Centro de Cultura de Porto Seguro (Centro);
4-Ministrantes: Pawlo Cidade (Fundação Cultural de Ilhéus), Edson Oliveira Jr. (Coletivo Prumo), Raimundo Bonfim (Pró-Reitoria de Extensão da UESC) e Samuel Mattos (Departamento de Letras e Artes da UESC, coordenador do Curso).
5-Natureza do curso: Extensão Universitária, gratuito;
6-Modalidade: Presencial e à distância;
7-Vagas: 35 (trinta e cinco);
8-Inscrições: Centro de Cultura de Porto Seguro;
9-Disciplinas: Gestão Cultural, Gestão Pública da Cultura, Produção Cultural, Elaboração de Projetos Culturais, Fontes de Financiamento e Captação de Recursos.
10-Certificação: Certificados emitidos pela Pró-Reitoria de Extensão da UESC.

-- 

Raquel Galvão
Coordenação de Macroterritório
Secretaria de Cultura do Estado da Bahia - Superintendência de Cultura
Centro de Cultura Adonias Filho - Itabuna-BA
(73) 9126-4258 / (73) 3211-6429
raquel.galvao@cultura.ba.gov.br


______________________________________________________________________


_______________________________________________________________________


_______________________________________________________________________________




Pensamento...

CIDADE SOM